Planta geral da Herdade da Mitra
As atividades desenvolvidas no Núcleo da Mitra têm como principal objetivo apoiar os ensinos e a investigação desenvolvida na Universidade de Évora, mas, a ZEA, tem também obrigação de desenvolver atividades produtivas que assegurem a sua sustentabilidade económica. No âmbito últimas, a exploração está direcionada para a pecuária e para a gestão florestal, existindo ainda uma pequena área de vinha (4.21 hectares), destinada, por um lado, ao estudo do comportamento de várias castas, e, por outro, à produção de vinho, que é comercializado com a designação “Herdade da Mitra”. As atividades silvo-pastoris ocupam aproximadamente 48% da área total e permitem a realização da produção animal em sistema extensivo, baseado no pastoreio direcionado. A produção florestal, por sua vez, caracteriza-se por manchas dispersas de sobreiros, que ocupam, aproximadamente 18% da área total e onde se encontram também parcelas experimentais.
Atividades Produtivas
Bovinos
O efetivo de bovinos de carne é constituído por dois núcleos puros das raças Alentejana e Mertolenga
Suinos
O efetivo de suínos é constituído por animais puros das raças Alentejana e Bísara
Ovinos
O efetivo de ovinos já é constituído por animais maioritariamente da raça Marino Branco, sendo objetivo conseguir um rebanho puro dessa raça nos próximos anos
- A produção de vinho em 2022 foi de:
- 2500 litros de vinho branco
- 6500 litros de vinho tinto
- 1000 litros de vinho Rosé.
Cerca de 10.000 kg de uva são anualmente vendidos, por incapacidade de laboração na adega existente.
A partir de uma vacada de bovinos da raça Holstein Frísia, produziram-se em 200.917 litros de leite no ano de 2022. Este valor representa um decrécimo de 2% relativamente à produção de 2021.