A Herdade das Rascas é caracterizada pela presença de solos argiluviados de xisto, de fraca a média aptidão agrícola, e, por isso, tem sido utilizada para a produção de aveia, forragens e prados. Nesta zona, também se localiza uma área social e algumas parcelas com olival tradicional em fim de vida útil.
No ano agrícola de 2023/24 a Empresa Marques e Lopes Lda., que desde há vários anos fazia o aproveitamento das pastagens e prados, com a produção de ovinos, cessou, por dificuldades financeiras, resultantes dos dois anos de seca (2022-2023), o contrato de cedência temporária da área agrícola da Herdade das Rascas. Sem capacidade para fazer qualquer outro tipo de aproveitamento do espaço, por falta de recursos humanos e materiais, a ZEA limitou-se em 2024 a manter os aceiros corta-fogos, não tendo desenvolvido na herdade qualquer outro tipo de aproveitamento.
Está ser equacionada a possbilidade de abertura de um concurso público para establecimento de uma parceria que possibilite a exploração desta herdade.